Home Empresa Produtos Serviços Contato
20/02/2011 - Máquina de Hemodiálise
Veja como funciona a Máquina de Hemodiálise
......................................................................
20/02/2011 - Missões
Missionária Eliana Rosa
......................................................................
08/02/2011 - Purificação da água
Veja detalhes de purificação de água
......................................................................
07/02/2011 - Importâncias da água
Veja as importâncias da água
......................................................................
Purificação da água

A purificação da água ou potabilização é um processo que consiste no tratamento da água, a fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável ou para diversos fins comerciais e industriais.
Na água encontramos:

Cátions - Sais de Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio, Ferro, Manganês, Alumínio
Ânions - Bicarbonato, Carbonatos, Sulfatos, Cloretos, Nitratos, Silicato Ácido, Silicato
Compõem o sistema de troca iônica:

Pré-tratamento
Necessário em função da qualidade da água afluente aos trocadores iônicos. Normalmente usa-se filtração em leito de areia e/ou de carvão ativado. Outros meios filtrantes podem ser utilizados - antracito, granada, etc.

Abrandamento
Utilizado para remoção dos sais catiônicos, de cálcio e magnésio determinantes da "dureza da água. A água "dura passa por leito de resina catiônica e os ions de Ca e Mg são permutados por ions Na. A resina é reativada, via de regra, com solução de cloreto de sódio.

Desmineralização
A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Isso ocorre quando se aplica uma grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose. Por essa razão o processo é denominado osmose reversa.
Redução dos sais dissolvidos, catiônicos e aniônicos. Nesse caso são utilizadas resinas de troca iônica específicas para cations e anions. A reativação das resinas obtém-se por regeneração de sua capacidade de troca com soluções básicas (soda cáustica) e soluções ácidas (ácidos sulfúrico ou clorídrico). Para maior refinamento do processo pode ser adicionado ao sistema um "trocador de leito misto" (mixed bed) resultando água de mínima salinidade.
Desmineralização por troca iônica é o processo de remoção de minerais dissolvidos em soluções aquosas pelo emprego de compostos orgânicos ou inorgânicos insolúveis especiais conhecidos como "zeolitos" (minerais naturais) ou "resinas de troca iônica" (materiais orgânicos sintéticos).
No processo de troca iônica, qualquer substância a ser removida da solução (ou a sofrer troca) deve ser ionizável. Substâncias não-ionizáveis tais como os compostos orgânicos, estão, portanto, excluídas desse processo.







Copyright. Todos os direitos reservados: Purified Apoiamos o